Automação Residencial

O que é automação residencial?

Atualmente a tecnologia vem apresentando novidades a uma velocidade que, muitas vezes,  não nos damos conta da sua evolução. Para as gerações mais antigas, lidar com essa tecnologia torna-se um desafio, já para as mais novas é simplesmente natural.

E este avanço vem para facilitar a vida dos seus usuários, tanto nas tarefas habituais, como simplesmente ligar e desligar uma lâmpada, ou para executar tarefas muito mais avançadas como acionar a distância seu ar condicionado. Também possibilita integração de câmeras de segurança com alarmes e sensores.

You-go-on-vacations-Smart-homes-dont2Assim, no momento em que você tem uma casa automatizada, com um único comando é possível apagar as luzes da residência, abrir e fechar cortinas ou portões eletrônicos, acionar a bomba da piscina ou o sistema de irrigação do jardim. Também terá a possibilidade encher a banheira e acionar o ar condicionado de sua residência controlando sua temperatura, tudo remotamente.

Por meio de tablets ou smarphones é possível controlar todo o ambiente, desde ligar ou desligar dispositivos até controlar a intensidade de lâmpadas e criar cenários para romance, jantar, visita etc.

loxone-light-video

Então, automação residencial é a integração entre diversos equipamentos, motorizados e automatizados conversando entre si.

A automação residencial pode ser aplicada na sua residência através de dois sistemas. O primeiro é através do sistema com fio, o qual deve ser iniciado na fase de projeto da residência. Nessa etapa, é importante incluir na planta do imóvel a infraestrutura necessária para a solução de automação residencial, mesmo que você não tenha a intenção imediata de instalar todos os módulos de automação. O ideal nessa fase é a adequada comunicação entre o engenheiro civil, o engenheiro eletricista, o arquiteto e o profissional de automação residencial.

Outro sistema é conexões sem fio, que pode ser oferecido em uma casa já completa. Nela são instalados módulos wi-fi para controle das tomadas ou interruptores. Porém, é muito mais relevante fazer uma automação residencial quando toda a estrutura interna não está montada, pois facilita e seu custo-benefício será melhor.  

Todas as imagens deste site são somente para fins ilustrativos.