Dicas para decorar sua sala de estar

Você sente dificuldade em decorar sua sala? Sua sala é muito pequena ou muito grande? Vamos ensinar alguns truques e jeitos certos para decorar sua sala de estar, pois é nela que você quer descansar depois de um dia exaustivo no trabalho, seja para uma boa leitura ou assistir sua série ou programa favorito ao lado da pessoa que ama.

Primeiramente, você deverá observar o espaço que tem para decorar. Pois de nada adianta você querer aquele sofá, lindo, super confortável, se ele não serve na sua sala. Então, para visualizar melhor seu espaço, esvazie-o antes de começar. Assim você conseguirá saber exatamente o espaço que tem disponível para decorar. Depois é só se inspirar no estilo que vai querer utilizar no design: clássico, minimalista ou contemporâneo.

Salas ClassicasO estilo clássico é marcado pelo uso de cores neutras, porém ricas, linhas curvas e uso de madeiras nobres e escuras. Também utiliza tons florais, xadrez e objetos detalhados. Este estilo nunca saiu de moda, pois é acentuado com suas linhas elegantes e ricas. Tem sua origem na arquitetura grega e romana, por apresentar traços de muita requinte e exuberância. Requer espaços amplos e altos para acomodar seu mobiliário antigo e vistoso. Tem como elemento base  móveis em cerejeira, mogno ou nogueira sempre nas tonalidades escuras e melodramáticas.

sala Minimalista 3Design minimalista é o movimento que vem tomando conta do mundo da arquitetura, criando o conceito de que menos é mais. Isso mesmo! Usar menos elementos, mas que se harmonizam entre si, para não deixar o ambiente muito pesado. Então, o ideal é fazer um check-list de tudo que é realmente necessário, eliminando o excesso. Livre-se de todos aqueles objetos e móveis desnecessários.

Já o Contemporâneo é um estilo inovador que busca a simplicidade e pureza nas linhas, deixando o visual clean, abusando nas cores neutras: como bege, creme, marrom e cinza. O branco e preto também são bastante utilizados para contrastar com as demais cores. Este design é ideal para quem busca autenticidade e perfeição ao ambiente.

Um truque para quem tem uma sala de estar muito pequena é utilizar espelhos. Este item é fundamental para quem deseja criar amplitude ao ambiente, dando a “ilusão” de que o espaço é maior. Outro item que auxilia na hora de decorar são os quadros. Procure modelos que você goste e que acompanhem o estilo da sua sala.

Sala Minimalista 2A iluminação também é um fator importante, pois utiliza muito a luz solar durante o dia. Para isso, muitas vezes são instalados sistemas de persianas ou cortinas motorizadas que, através de sensores, ao detectar claridade se abrem automaticamente. O que facilita bastante quando se quer colocar uma planta mais sensível que precisa de luz solar, como as orquídeas por exemplo. Além de valorizar o ambiente, oferecem um toque especial.

Portanto, decidir o estilo que sua sala vai ter é essencial para iniciar seu projeto de decoração. Após é só seguir as dicas que e ver qual seu estilo preferido para criar seu ambiente confortável e elegante que lhe permita relaxar e ao mesmo tempo curtir com sua família e amigos.

Por Geane Mumbach

Deixe uma resposta