Posso deixar minha casa preparada para automação?

Dentre as principais dúvidas que surgem quando se esta construindo, é “automatizar ou não?” Entretanto, a resposta para esta pergunta não precisa ser respondida neste momento. A pergunta deveria ser: “preparar ou não a casa para automação?” Neste caso, certamente a resposta é sim, pois estará pensando no futuro.

Preparar a casa para automação não significa que ela será automatizada neste momento, mas sim que ela estará apta para comportar as tecnologias voltadas à automação futuramente. Muitas destas tecnologias já existem, porém, para serem usadas algum dia e também para comportar as que estão por vir é necessário que as construções estejam preparadas para recebê-las.

Para esta preparação é  imprescindível que o projeto elétrico da casa seja elaborado sob os conceitos da automação residencial. Projeto este que engloba novos conceitos em áreas como rede, áudio, vídeo, telefonia e interfonia. O custo benefício deste projeto será recuperado, levando-se em conta que não precisará passar por uma reforma futuramente, quando pensar em automação.

É importante pensar em deixar sua casa preparada, assim no momento que surgir o interesse em tornar sua casa inteligente, não será necessário quebra-quebras para instalar os equipamentos de automação. Os quais são instalados e configurados para tornar sua casa interativa com você, sem precisar passar por uma reforma.

Portanto, deixar sua casa preparada para automação é pensar no futuro. Além de ser uma alternativa direta para valorização do seu imóvel, trazendo vantagens como segurança, conforto e economia de energia, ainda tem um custo benefício de não precisar passar por reformas futuramente.

 Por Geane Mumbach

One thought on “Posso deixar minha casa preparada para automação?

  1. Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvias, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.

Deixe uma resposta